Sobre o Município

O município de Palminópolis Estado de Goiás, situado a 120 km da cidade de Goiânia – GO, e a 321 km do Distrito Federal, com uma população estimada de 2017, em  aproximadamente 3.667 (três mil seiscentos e sessenta e sete)  habitantes, com uma economia voltada para Agropecuária e Agricultura, destacando-se na produção de Leite  de aproximadamente 150.000 (cento e cinqüenta mil) Litros/dia.

Origem de fundação e emancipação

No dia 02 de agosto de 1961, o referido Distrito de Palminópolis, Sob o comando de Antônio Queiróz Barreto e Dr. Hamilton de Barros Velasco, o distrito de Palminópolis foi elevado a categoria de cidade com sua autonomia política administrativa conseguida, por força da Lei Estadual nº 3.476 de Agosto de 1.961 da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, publicada no Diário Oficial do Estado nº 8.727 de 12/12/61, cuja instalação se deu no dia 1º de Janeiro de 1964, alterada pela Lei Municipal nº 065/95 de 13 de março de 1995 para o dia 31 de Outubro, sendo o Sr, Osvaldo Pereira Machado o primeiro prefeito Municipal nomeado pelo então governador Mauro Borges Teixeira.

Organização Política

A organização política do município, compõe-se de dois poderes : Executivo e Legislativo.
O poder Executivo está representado pelo prefeito, o Sr. Eurípedes Custódio Borges-PTB (eleito para seu 4º mandato) tendo como sua 1ª Dama, a Srª Maria Borges, e como Vice-Prefeito, o Sr. José dos Anjos-MDB.

Câmara Municipal de Palminópolis Goiás

Criada em 1966, a câmara municipal de palminópolis,hoje palácio Divino Candido Da Silva em homenagem ao ex vereador que por duas vezes exerceu mandato nesta casa, situada à rua Antonio Queiroz Barreto n°30, está hoje em sua décima quarta legislatura composta por nove vereadores , sendo oito homens e uma mulher, tendo como presidente, o vereador Rogério Teles dos Santos (Professor Rogério). (2017-2018)

  Agricultura

Na agricultura, o destaque é para a produção de arroz, milho, mandioca, abacaxi, banana, sorgo, soja e tomate.

Pecuária

A atividade pecuária compreende a criação do gado leiteiro, com uma produção de aproximadamente 150 mil litros de leite ao dia, e possui aproximadamente 55.000 cabeças de gado de cria, recria e engorda.

Educação

Na educação de Palminópolis divide-se em dois sistemas: o municipal e o estadual, Sendo o Estadual, o Colégio Estadual Desembargador Hamilton de Barros Velasco; e na rede Municipal, as Escolas: Ovídio Gomes de Sousa, Gumercindo Vicente Santana e CEMEI, contando também com os trabalhos sociais do CRAS.